A Odontopediatria oferece aos bebés, crianças e adolescentes, um tratamento adequado a cada faixa etária, além de orientar corretamente as gestantes. A primeira visita da criança ao Odontopediatra deve ocorrer por volta dos seis meses, com o início da erupção dos primeiros dentes. Nesta visita, a mãe receberá orientações sobre: dieta, higiene, aplicação de flúor, transmissibilidade da cárie, uso adequado do biberon e da chuxa, bem como correcção de maus hábitos como a sucção do dedo.
A presença dos dentes de leite é muito importante porque guia a erupção dos dentes permanentes, mantendo o equilíbrio harmônico no crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos). Um dente de leite comprometido seriamente por um processo de cárie poderá levar a uma infecção, acarretando a má formação do dente permanente. Além disso, quando nos deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social.
A medicina dentária actual é preventiva, no sentido de promover a saúde oral, evitando a cárie nas crianças como também trabalhando a fala, a deglutição e a mastigação. Estas funções são importantes para o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias.
Informação aos pais
A cárie dentária é uma doença infecto-contagiosa causada por bactérias alimentadas pelos restos alimentares que ficam retidos nos dentes , formando sobre eles uma película chamada placa bacteriana. Com a escova e o fio dental poderá removê-la e o odontopediatra irá orientá-lo sobre a melhor maneira de realizar a higienização bucal do seu bebé.
Hábitos saudáveis aprendidos nos primeiros meses de vida do seu filho serão levados para a vida adulta. Faça a limpeza da boca de seu bebé com uma gaze humedecida em água 3 vezes por dia sem friccionar muito ,apenas para remover o leite estagnado na cavidade bucal. Antes de surgirem os primeiros dentes no seu bebé deve procurar o dentista para receber orientações sobre higiene.
Protecções adicionais:
- Flúor: é um dos grandes agentes de redução da cárie dentária, entretanto deve ser administrado apenas quando houver necessidade. O odontopediatra avaliará essa necessidade, conforme cada caso, pois o flúor usado em excesso poderá causar manchas e defeitos nos dentes de seu bebé.
- Selante: é como um esmalte que impermeabiliza os dentes, dificultando a retenção de restos de alimentos e a instalação da cárie. Deve ser realizado também apenas quando houver necessidade, por isso é importante a orientação de seu dentista.